PROINFO INTEGRADO / 2009

PROINFO INTEGRADO / 2009

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Um caminho infinito-unidade I

Maria Raquel de S. V. Medeiros
06/04/09
Unidade I


Um caminho infinito

Desde que o homem produziu a primeira fagulha, deu-se o inicio a uma corrida que parece não ter fim nunca. Temos nos dias atuais, um mundo plugado, onde somos uma grande aldeia. Em tempos remotos, quando a tecnologia ainda engatinhava, tínhamos poucos recursos, mas cada dia mais estamos presos a ela, que nos permite fazer viagens antes impossíveis. Hoje estamos livres para viajar sem sairmos de fronte de uma tela de computador, e em contra partida presos a tecnologia, pois é ela que nos permite tal liberdade. Vivemos profundas transformações, um bom exemplo foi o apresentado no vídeo inicial desde curso, quando pudemos ver a saga de Santos Dumont, um brasileiro que realizou um grande salto qualitativo para a humanidade. Um sonho que começou na idéia de voar, transformando-se no 14 Bis, e hoje temos através do desenvolvimento tecnológico aviões cada vez mais modernos, com grande autonomia de voo. Enfim, hoje estamos experienciando cada vez mais uma vida dependente de tecnologias, seja para nos comunicarmos, nos transportarmos, alimentarmos, trabalharmos e até para nos relacionarmos. Um caminho sem volta para toda a humanidade.

Papel da tecnologia na atualidade

MRaquelMedeiros
06/04/09
Unidade I

Papel da tecnologia na atualidade

A arte de viver exige do homem contemporâneo uma percepção aguçada, que permita-o interagir com as múltiplas tecnologias disponíveis. A inclusão digital é uma necessidade básica do cidadão, que não pode mais ficar à margem dos conhecimentos propiciados pelas tecnologias.
Para os que fazem a Educação essa necessidade é cada fez maior. Os alunos já dominam muitas das tecnologias disponíveis, como utilizar os recursos de DVDs, celulares e até mesmo dos computadores, dentre outras. Dispor dessas tecnologias e saber usá-las corretamente exige tempo, atualização profissional e uma boa dose de vontade para lidar com o novo. É imprescindível que estejamos aptos a lidar com esses recursos, pois aulas ministradas com tais recursos são mais prazerosas, e portanto, tem maior chance de obtermos êxito. Por outro lado, as tecnologias da informação aceleram o processo de gestão, evitam desperdício e poupam inclusive recursos. Portanto, resta-nos arregaçar as mangas e encarar o novo como algo positivo em nossas vidas.

A NECESSIDADE HUMANA DE EVOLUÇÃO

Eliane da Silva Lima

06/04/2009

unidade 1




A NECESSIDADE HUMANA DE EVOLUÇÃO



Toda evolução tecnológica vem de uma necessidade humana,sendo essa evolução para salvar vidas,economia de tempo e espaço. Com o crescimento populacional o homem abriu caminho para tecnologia partindo da ciência e com essa evolução sendo aprimorada a cada dia,chegamos a era virtual,onde se diminuiu o tempo e trabalho humano nas áreas de trabalho e pessoal,facilitando melhor qualidade de vida.

Hoje essa tecnologia virtual,está em nossas vidas cotidiana e se faz necessário hoje para nossa sobrevivência,sendo necessário que o homem aprenda a caminhar lado a lado com ela.

A TECNOLOGIA NO COTIDIANO


Diante de tantas atividades diárias,o homem sentiu a necessidade de aprimorar seu tempo e espaço com a tecnologia e com ela a virtualidade que nos dar a garantia de estarmos em diversos lugares sem a nossa presença,o que resultou a necessidade de aprender o que ela nos oferece,partindo do aprendizado tecnológico em cursos e aplicando na formação de uma nova educação com mais qualificação e dinamismo.

Essa evolução sendo ampliada e aperfeiçoada a cada dia e abre caminho para uma nova era na humanidade,principalmente revolucionando o ensino educacional e seus gestores,formando uma nova geração de jovens e adultos.